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quarta-feira, 8 de setembro de 2010

1º Encontro - 08.09.2010 - Início da travessia

Nosso primeiro encontro, hoje, aconteceu como previsto. Nem todos participantes chegaram no horário devido aos imprevistos normais: Trânsito, chuva, alguns, pela primeira vez na Escola de Teatro e por isso, dificuldade em encontrar a sala de maquiagem. Três alunos selecionados não apareceram, não tivemos ainda informação sobre os motivos e a permanência nas vagas solicitadas através de inscrição por e-mail. Mas foi bem produtivo!!!! Cada aluno se apresentou, breve relato sobre a trajetória individual, formação, profissional, qual o objetivo no curso. Também foi feita a apresentação geral da oficina, dúvidas sobre os objetivos e primeiras orientações. Foi solicitado que cada participante escolha um texto narrativo (preferência pelo conto) para o processo de adaptação. Foi solicitado também, a cópia dos textos teóricos utilizados, sendo que, a pasta azul com os textos, ficará disponível para todos, na xérox, no térreo, do mesmo pavilhão dos nossos encontros.

"Digo:  O real não está na saída e nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia." Guimarães Rosa.

Os alunos que iniciaram a travessia:

Raimundo - Teatro
Suely - Teatro
Gil  - Teatro
Rodolfo - Comunicação e Teatro
Juliana - Comunicação
Pedro - Letras e Educação
Sandra - Educação
Rose - Psicologia e Educação

domingo, 5 de setembro de 2010

Conteúdo Programático da oficina "A Travessia do Narrativo para o Dramático no Contexto Educacional"

Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Estágio Docente Orientado

Mestranda: Cristiane Barreto

Profª: Antonia Pereira

Prof. Orientador: Daniel Marques

Profª. Supervisora: Célida Salume

A travessia do narrativo para o dramático no contexto educacional

Identificação:

Projeto: Oficina “A travessia do narrativo para o dramático no contexto educacional”

Local: Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Campus Canela, Salvador, BA.

Público Alvo: Interessados no ensino de dramaturgia na Escola – áreas de teatro, educação, letras, etc.

Vagas: 10

Período: 08/09/2010 à 01/12/2010.

Dia/horário: quarta das 10:00h às 13:00h Carga Horária: 36 horas totais, 3 horas semanais.

Ministrante: Cristiane Barreto

Apresentação:

Este projeto consiste na realização de uma oficina que abordará a metodologia de ensino de Teatro no contexto educacional através dos três eixos de ensino/aprendizagem presentes nos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais - ensino de Artes/ Teatro – MEC: o Fazer, o Conhecer e o Apreciar, na qual dará ênfase a metodologia da adaptação de texto narrativo para texto dramático como atividade componente do eixo de ensino-aprendizagem: Conhecer. Esta oficina terá caráter teórico-prático posto que, além de propor discussões acerca da importância do desenvolvimento de uma metodologia do ensino de Teatro na matriz curricular escolar, haja vista a quantidade de alunos graduandos/graduados em Licenciatura, Direção e Interpretação em Artes Cênicas, além de professores de Língua Portuguesa, por exemplo, que lecionam em escolas particulares e públicas da cidade de Salvador, também estimulará a reflexão sobre o ensino de dramaturgia no âmbito escolar através do estudo teórico, e a prática da construção da adaptação de texto narrativo para texto dramático como possibilidade de incentivar o conhecimento do texto dramático na escola, a formação de plateia e a formação do aluno-leitor.

Justificativa:

A realização desta oficina, além de possibilitar a mestranda responsável, o cumprimento de atividade docente obrigatória, dará também oportunidade de aprofundar conhecimento sobre o seu objeto de pesquisa ao partilhá-lo com os participantes. Possibilitará também o aprofundamento acerca da metodologia do ensino de teatro no contexto educacional, além de estimular o desenvolvimento da prática de adaptação de texto narrativo para texto dramático como possibilidade e estímulo do ensino de dramaturgia na escola. Analisará também de maneira crítica, os três eixos de ensino-aprendizagem do ensino de Artes – Teatro presentes nos PCNs (Conhecer, Fazer e Apreciar). A oficina também será realizada através da prática, já que um dos objetivos desta oficina é a produção de texto dramático a partir da adaptação de texto narrativo através do intercâmbio da metodologia utilizada pela professora responsável para a construção desta prática. Desta forma, os participantes poderão refletir sobre suas práticas de ensino de teatro, assim como, a inserção da adaptação de textos narrativos para textos dramáticos como estímulo ao conhecimento do texto dramático no contexto escolar.

Objetivo Geral:

Possibilitar aos participantes da oficina a prática da adaptação de texto narrativo para texto dramático como estímulo para o conhecimento da dramaturgia na escola.

Objetivos Específicos:

1. Promover intercâmbio de experiências para o fortalecimento do desenvolvimento de metodologia do ensino de teatro na matriz curricular escolar;

2. Identificar e analisar as principais características dos três eixos de ensino-aprendizagem (Fazer, Conhecer e Apreciar) presentes nos PCNs como possibilidade de desenvolvimento e metodologia do ensino de teatro na matriz curricular;

3. Analisar e reconhecer o eixo de ensino-aprendizagem Contextualizar/conhecer, presente nos PCNs como possibilidade do ensino de dramaturgia na escola;

4. Contextualizar e analisar autores como Anatol Rosenfeld e Cleise Mendes que abordam estudos sobre texto épico (narrativo) e texto dramático;

5. Contextualizar e analisar autores como Flavio Desgranges, Maria Lucia Pupo e Jean-Pierre Ryngaert que abordam estudos sobre o teatro na prática educativa e a utilização do texto dramático na escola;

6. Realizar seminários sobre os referidos autores, para aprofundar a análise sobre o texto narrativo e dramático;

7. Enfatizar a importância da inserção do estudo do texto dramático no Ensino escolar como estímulo para a formação de platéia e formação do aluno/leitor;

8. Produzir e analisar a adaptação de textos narrativos para textos dramáticos, os quais serão orientados pela professora responsável.
Metodologia

O desenvolvimento desta oficina se dará através de aulas expositivas, leituras de textos teóricos e textos teatrais, debates, seminários a serem realizadas pelos estudantes, avaliações diárias sobre o conteúdo e a metodologia aplicada, e atividades práticas de escrita e leitura de textos dramatúrgicos e analíticos, seguida de discussões acerca do que for produzido.

Avaliação:

A avaliação será processual, a partir da participação dos alunos em aula; se dará também através da realização dos debates sobre os autores estudados, e através da produção da adaptação de texto narrativo para texto dramático realizada pelos participantes da oficina.

Cronograma:

1º Encontro (08/09) – Apresentação do curso e da turma. Apresentação dos textos escolhidos para serem lidos durante a oficina pelos participantes e que serão discutidos em sala: PCNs, Anatol Rosenfeld, Jean-Pierre Ringaert, Cleise Mendes, Maria Lucia Pupo e Flavio Desgranges (capítulos dos livros). Saber se os alunos já possuem seu texto narrativo (conto de preferência) escolhido. Primeiras orientações.

2º Encontro (15/09) – Discussão sobre os eixos de ensino-aprendizagem presentes nos PCNs como possibilidade metodológica do ensino de teatro na matriz curricular e o eixo Conhecer/contextualizar como referência para a inserção do ensino de dramaturgia no âmbito escolar. Leitura e discussão dos textos de Cleise Mendes, Teoria da Forma Dramática, o Drama Realista-Naturalista e Traços Diferenciais dos Gêneros;

3º Encontro (22/09) – Capítulo: O Teatro Épico de Anatol Rosenfeld – debate – Atividade prática de produção da adaptação de texto narrativo para dramático;

4º Encontro (29/09) – Capítulo: O Teatro Dramático de Anatol Rosenfeld – debate - Atividade prática de produção da adaptação de texto narrativo para dramático;

5º Encontro (06/10) – Capítulo: Pedagogia do teatro: provocação e dialoguismo – debate - Atividade prática de produção da adaptação de texto narrativo para dramático;

6º Encontro (13/10) – Capítulo: Jogar, Representar de Jean-Pierre Ryngaert – debate - Atividade prática de produção da adaptação de texto narrativo para dramático;
7º Encontro (20/10) – Capítulo: Entre o mediterrâneo e o atlântico: uma aventura teatral de Maria Lucia de Souza Barros Pupo – debate - Atividade prática de produção da adaptação de texto narrativo para dramático;

8º Encontro (27/10) – Primeira leitura dos textos adaptados pela turma – comentários e primeiras orientações;

9º Encontro (03/11) – Revisão da Produção da adaptação do texto narrativo para o texto dramático – orientação da professora responsável;
10/11 – Possivelmente não teremos encontro – ABRACE – Associação Brasileira de Artes Cênicas – Congresso em SP;

10º Encontro (17/11) – Segunda leitura dos textos adaptados pela turma. Comentários e orientações;

11º Encontro (24/11) – Revisão da Produção da adaptação do texto narrativo para o texto dramático – orientação da professora responsável;

12º Encontro (01/12) – Apresentação dos textos adaptados. Análise e discussão do processo de adaptação. Avaliação final do curso.

Referências:

DESGRANGES, Flavio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

MENDES, Cleise. Teoria da Forma Dramática. Salvador: UFBA.

----------. Drama Realista-Naturalista. Salvador: UFBA.

----------. Traços Diferenciais dos Gêneros. Salvador: UFBA.

PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999

PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. Entre o mediterrâneo e o atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo. Perspectiva, 1997.

RYNGAERT, Jean – Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosacnaif, 2009

VÁRIOS. PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais - Artes. Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.