Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

8º Encontro – 27.10.2010


 No encontro de hoje partimos para a prática da produção textual propriamente dita. Os participantes trouxeram cenas de suas travessias (xerox para todos como combinado), foi bem produtivo e dinâmico. Começamos pela cena de Rita ( A grande descoberta, adaptação de A descoberta de Joaninha, de Bella Leite). Fizemos uma espécie de leitura dramática com sua cena na qual cada participante leu um personagem, isso possibilitou que cada um tivesse acesso a escrita e a estrutura da travessia de Rita. Ao final, todos fizeram comentários e sugestões para possíveis revisões. Depois foi a vez do texto de Juliana (sem título ainda definido, mas adaptado do documentário Salvador vai parar). Também foram distribuídas cópias das cenas e todos leram um personagem. No final, também foram feitos comentários e sugestões para que revisões fossem feitas. Por último, Sue também trouxe cena (O corcova do Pelô) distribuída para todos e  também fizemos uma leitura na qual todos participaram . Pedro e Rose não trouxeram suas travessias.

Observo que esse procedimento da distribuição de cópias por cena produzida foi muito enriquecedor e dinâmico. Próximo encontro cada aluno avança em uma cena e traz cópias para que todos tenham acesso através da leitura em sala.

As dificuldades apresentadas pelos três textos lidos hoje foram: adequação da linguagem, estrutura no que se refere às mudanças de cenas, rubrica, dinâmica, diálogos e ações. Mas os três já delinearam bem seus personagens, suas histórias, dentre outros. Agora é a prática da escrita, liberdade criativa e coerência textual para o desenvolvimento das suas travessias.

Alunos que participaram desse encontro:

Sue
Pedro
Juliana
Rose
Rita