Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

7º Encontro – 20.10.2010



No primeiro momento do encontro de hoje foi discutido o texto de Maria Lucia Pupo, A natureza da aventura. Nesse capítulo, a autora aborda sua experiência com a relação entre jogo e texto literário em processos teatrais desenvolvidos no âmbito educacional e como ação cultural, no caso, a cultura de Marrocos. Faz também reflexão sobre o desafio atual da pedagogia do teatro que é o confronto com o pensamento do outro, presente na materialidade do texto. Sobre isso, a autora cita o escritor Bjorn Larsson  que afirma”a literatura, como a verdadeira viagem da aventura, deve ser um encontro com o outro do qual não se sai incólume”. Pupo destaca que a atividade teatral é vista como um sistema de significação com múltiplos códigos – gestualidade, cenário, figurino, iluminação – entre os quais se inclui também o linguístico. É a combinação entre texto e outros sistemas de signos que emerge o significado pretendido pelos emissores do complexo discurso que é a representação. Desta forma, observa-se que atualmente o espetáculo teatral pouco a pouco deixa de ser visto como uma tradução do texto, ou mesmo como uma ilustração a seu serviço, começa a cair por terra a noção de fidelidade ao texto.

Hoje, textos de qualquer natureza, escritos para serem representados ou concebidos para outros fins, podem ir para a cena: romances, contos, fábulas, poesias, depoimentos, cartas, notícias, dentre outros, constituem matéria prima de concepções cênicas atuais. Algumas importantes encenações com a presença de textos narrativos: O Vau da Sarapalha, de Luis Carlos Vasconcelos do conto de Guimarães Rosa, Macunaíma, de Antunes Filho do livro de Mario Andrade, A vida como ela é, de Luiz Arthur Nunes, a partir de crônicas de Nelson Rodrigues, Mahabharata, realizada por Peter Brook, exemplo de transposição do épico para o dramático.

No segundo momento, foram apresentados novos trechos dos participantes. Sue, leu a primeira cena de sua travessia, O corcova do Pelô, sugestões foram dadas por todos, principalmente em relação a linguagem utlizada  e solicitado o trabalho na segunda cena para a próxima semana.  Juliana releu a primeira cena de sua travessia já com as novas mudanças e ficou de trabalhar a segunda cena para a próxima aula. Rita escolheu um livro infantil para sua travessia, A descoberta de Joaninha de Bella Leite, cujo título provisório é A grande descoberta. Apresentou algumas cenas de sua travessia e foi sugerido que buscasse desenvolver mais ações nas cenas já que se trata de texto infantil. Raimundo não apresentou revisão na sua travessia, mas explicou que vai além do Elogio à loucura de Erasmo Roterdan também inserir a sua travessia os textos de Alice no país das maravilhas de Lewis Carol, Colônia Penal, O processo e Matamorfose de Franz Kafka, Investigação filosófica de Wittengenstein e textos próprios como A ratoeira e Misantropia. Foi sugerido que ele observasse a quantidade de autores que vai trabalhar para não se perder no processo da oficina e que trouxesse próxima aula já alguma cena de sua travessia. Rose, ainda indecisa em relação a escolha do texto, trouxe poema de Shakespeare e outro texto de autor desconhecido.  Foi solicitado que tentasse escolher o texto e também tentasse seguir através  dos estímulos/provocações sugeridos para iniciar sua travessia.

Obviamente é entendido que cada participante possui seu processo de produção. Também é entendido que ao final da oficina pode acontecer de um ou outro não finalizar sia travessia. Dependerá da determinação, objetivo, processo e produção individual. Estímulos/provocações são sugeridos a cada encontro para que cada um encontre seu caminho na travessia.

Combinamos que cada participante de agora em diante, já que a parte teórica foi finalizada nesse encontro,  tentará trazer a cada aula uma cena para que seja lido por todos (cada um responsável por cópias/Xerox para todos os participantes para que o processo seja mais dinâmico e produtivo), desta forma, todos terão acesso a leitura e a estrutura dos textos.

Participaram desse encontro:

Raimundo
Rita
Rose
Sue
Juliana