Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

11º Encontro - 24.11.2010



Hoje, nosso penúltimo encontro foi bastante produtivo. A maioria dos participantes compareceram e trouxeram suas travessias bastante adiantadas. Semana que vem, no último encontro da oficina, os textos serão finalizados, novos comentários, sugestões e revisões serão solicitadas, também será feita uma avaliação da oficina por parte e todos.

É importante que todos releiam seus textos para revisá-los, observar a coerência nas sequências de cenas, conflitos, situações, personagens, estrutura e linguagem.

Alguns participantes, em alguns momentos, tiveram dificuldade em compreender as diferenças existentes entre o texto literário e o texto teatral. Para  esclarecer melhor alguma dúvida, cito Ingrid Koudela:

                                                    Define que, o universo criado através de palavras, de texto literário e o universo criado através da materialização cênica (ações e imagens físicas que podem ser de ordem dramática, plástica ou musical) será denominado texto teatral. A autora aborda que a diferença entre texto literário e texto teatral reside na relação criada com o espectador e/ou participante da ação dramática. Desta forma, as ações e imagens emergem fisicamente na construção do texto teatral, enquanto que no texto literário as imagens permanecem interiorizadas na mente do leitor. No palco, as personagens aparecem em cena, enquanto a leitura literária, como é o caso de poemas e romances, prescinde de ser compartilhada com o outro, exemplifica a autora. O leitor cria o universo da obra imaginariamente, atribuindo-lhe qualidades iconográficas (KOUDELA, 1996.).

                                       KOUDELA, Ingrid. Texto literário e texto teatral. In: Texto e jogo: Uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996.

Comentários sobre as travessias nesse encontro:

                                       Pedro: Trouxe pequeno avanço no seu texto. Sinto ainda necessidade de aprofundamento dos temas. Gosto das personagens de D. Doida e Margarido, acho interessante o jogo de palavras e um leve nonsense, que aproxima o texto ao teatro do absurdo. Mas, sinto que as personagens das crianças soltas e ainda com fragilidade na dinâmica dos diálogos e motivos. Rever a estrutura, sinalizar as mudanças de cenas e de espaços.

                                       Rita: Trouxe sua travessia já finalizada, mas falta fazer revisões no texto todo em relação erros de digitação, estrutura, rubricas, mudanças e cenas. Sinto que existe uma preocupação em retratar o universo infantil na linguagem e estética, mas acho que falta inserir ações, movimentos, como por exemplo, músicas, coreografias, etc.

                                       Raimundo: Apresentou pouco avanço na sua travessia. Precisa ficar atento com a verborragia. Teatro é ação, não é apenas texto. Para não ficar discursivo apenas. Buscar mais quebras, como na hora que o personagem canta marchinhas ou imita Chacrinha, por exemplo, isso dará ritmo. Pensar como seu texto pode ficar mais atrativo e qual o público que se destina.

                                       Sue: Trouxe seu texto também finalizado, mas falta revisar linguagem, mudança de cenas e rubricas. Finalizou de maneira abrupta e deixou no ar algumas situações envolvendo os personagens do padre, Sentinela e Giba. Precisa rever o final. Rever como resolverá para finalizar. Seria interessante reler o texto todo para ver se falta coerência em algo.

                                      Juliana: Trouxe também sua travessia finalizada. Observo que conseguiu enxugar seu texto, deu mais dinâmica ao seu desenvolvimento e melhorou a estrutura. Reler o texto todo para revisá-lo. Rever se existe coerência na linguagem, nas sequências de cenas, personagens, etc.

                                    Rose: Não apresentou sua travessia hoje. Justificou que não conseguiu imprimir.

                             Participaram desse encontro:

                           Pedro
                           Rita
                           Sue
                           Raimundo
                           Juliana
                           Rose
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário