Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

10º Encontro - 17.11.2010

No encontro de hoje os participantes trouxeram suas travessias para novas leituras, comentários, observações, sugestões e foram também solicitadas novas revisões. Cada um trouxe cópias de seus textos e fizemos uma espécie de leitura dramática como nos encontros anteriores.
Observo que nesta etapa final o tempo de aula ficou curto para fazer a leitura dos textos completos. A combinação foi que a cada aula os participantes trariam uma ou duas cenas para que pudéssemos fazer a leitura de todos os textos e termos tempo para fazermos observações críticas de cada um. A leitura dos textos por todos, com certeza, ajuda que cada um observe a estrutura que cada um cria para sua travessia e favorece o processo de aprendizagem na prática. E a crítica é importante para que cada participante tenha um olhar distanciado e possa também observar através de pontos de vistas diferentes suas travessias. Com a quantidade de encontros que ainda teremos e o tempo de cada encontro é impossível fazer a leitura toda de travessias que já estejam sendo finalizadas, como por exemplo, a de Sue e a de Juliana. Portanto, é importante que a partir de agora, cada um, releia seus textos, desde o início e observem se as revisões solicitadas foram feitas, se existe coerência nas sequências das cenas, nos personagens, na linguagem, no enredo, nas situações criadas, no conflito e na estrutura dramática. Mais importante do que finalizar seus textos é observar a estrutura como um todo. O início de um texto dramático é a base que vai orientar as próximas cenas. Se esse início ainda não está bem definido ou bem estruturado poderá trazer dificuldades no desenvolvimento das próximas cenas.

Os textos que foram lidos nesse encontro de hoje, faço as seguintes observações:

Travessia de Pedro: Até a cena que foi lida, percebo fluência na dinâmica dos diálogos e na estrutura das cenas. Precisa buscar um aprofundamento maior nas abordagens dos temas para não ficar um texto superficial. Observar também os personagens, qual o objetivo de cada um e quais objetivos de cada cena.

Travessia de Sue: Muitas cenas já foram feitas. Agora precisa revisar desde o início a coerência nas sequências das cenas, nas finalizações de cada cena, na linguagem dos personagens. Precisa ter uma ideia ampla da estrutura toda para avançar para a finalização da peça sem perder nada que foi construído desde o início em termos de linguagem, personagem, sequência de cena, etc.

Travessia de Gil: Buscar maior liberdade na releitura da obra para a travessia e se distanciar das indicações de direção. Interessante o jogo da linguagem por hierarquia, mas precisa revisar no texto a pontuação nas falas das personagens. Buscar também observar a quantidade de personagens presentes para ver se realmente são necessários.

Travessia de Juliana: Muitas cenas já foram feitas até o final da peça. Mas percebo que ainda tem dificuldade na estrutura dramática de sua travessia e também em desenvolver o texto refletindo antes nos objetivos de cada cena e de cada personagem para que não abra outros caminhos e se perca. Observar esses objetivos poderá ajudá-la a enxugar mais os diálogos e com isso, o texto ganhará ritmo. Perceber também a dinâmica das cenas, quando muda, quando volta, quando os personagens dialogam quase que simultaneamente, as suas ações, seus conflitos, suas características e a linguagem utilizada por cada um. Ficar atenta a quantidade, necessidade e a objetividade das rubricas. Também é importante observar que é um texto para ser encenado em um espaço como um palco de teatro, por exemplo. Muitas vezes, não terá recursos para uma cenografia mais elaborada.

Travessia de Rose: Ainda apresenta dificuldades com a estrutura dramática, mudanças de cenas, finalizações das cenas, como são utilizadas as rubricas, os diálogos dos personagens, enfim. Precisa observar nas leituras que vem fazendo dos textos dos colegas que já estão mais adiantados, a estrutura, os elementos de um texto dramático para que possa dar continuidade a sua travessia.

Participaram desse encontro:

Pedro
Gil
Sue
Rose
Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário